27 de abril de 2024
Assistência Social Educação Saúde

Água Branca supera média nacional em índices de assistência, educação e saúde do Programa Bolsa Família

Água Branca vem se destacando no cumprimento das metas e condicionalidades do Programa Bolsa Família, que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Segundo dados do Ministério da Cidadania, referentes ao ano de 2023, o município apresentou índices superiores à média nacional em quatro indicadores: acompanhamento da atualização cadastral, acompanhamento das condicionalidades de educação, acompanhamento das condicionalidades de saúde e fator de operação.

O acompanhamento da atualização cadastral mede a proporção de famílias que mantêm seus dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais, que é a porta de entrada para o Bolsa Família e outros benefícios. Em Água Branca, esse índice foi de 91,1%, enquanto a média nacional foi de 86,7%, mostrando que a Secretaria Municipal de Assistência Social tem uma gestão eficiente do cadastro, garantindo que as famílias que precisam do auxílio sejam incluídas e que as que não precisam mais sejam excluídas.

Na área da educação, o programa exige que os municípios verifiquem se as crianças e adolescentes beneficiários do programa estão frequentando a escola regularmente. Em Água Branca, 96% dos estudantes beneficiados registraram frequência regular na escola, superando a média nacional de 79,3%. O controle é feito pela equipe da Secretaria Municipal de Educação, que desenvolve políticas educacionais de incentivo à permanência e foca no sucesso escolar dos estudantes, contribuindo para a redução do abandono e da evasão.

As famílias beneficiárias do Bolsa Família também devem cumprir as exigências de vacinação e acompanhamento nutricional das crianças e gestantes. 83,5% das famílias aguabranquenses cumpriram o requisito em 2023, valor também acima da média nacional de 78,2%. A rede de saúde municipal tem focado em oferecer serviços de qualidade e orientar as famílias sobre a importância do cuidado com a saúde não só para a permanência no programa, mas também para preservar o bem-estar da população.

O último índice avaliado pelo programa é o fator de operação, que representa a eficiência do município na gestão do programa, considerando aspectos como a emissão de extratos, a geração de folhas de pagamento e a devolução de recursos não sacados. Em Água Branca, esse valor foi de 90,4%, enquanto a média nacional foi de 82,7%, mostrando a capacitação e comprometimento da equipe responsável pelo programa no município, evitando erros e fraudes.

O prefeito de Água Branca, Júnior Ribeiro, comemorou os resultados e afirmou que o Programa Bolsa Família é uma ferramenta importante para a promoção da cidadania e da inclusão social.

“Estamos muito felizes em ver que o nosso trabalho está dando frutos e que estamos fazendo a diferença na vida das famílias aguabranquenses que mais precisam. O Bolsa Família é um programa que ajuda a combater a fome, a pobreza e a desigualdade, e que também estimula o desenvolvimento humano e social da população. Vamos continuar investindo na melhoria da gestão e na ampliação do acesso aos serviços públicos de qualidade para todos os aguabranquenses”, declarou o prefeito.