23 de fevereiro de 2024
Av. João Ferreira, 555 – Centro
Cultura

Festejos de Água Branca iniciam neste sábado (5) com vasta programação cultural

Cavalgada e show cultural marcam a programação do tradicional festejo do município

Os Festejos de Água Branca, tradicionais na região do Médio Parnaíba, estão de volta em 2023, com uma série de atividades culturais e religiosas para celebrar a fé e a tradição do povo aguabranquense. As festividades terão início no sábado, dia 5 de agosto, com a tradicional Corrida de Cavalos na Arena Mangal. Às 14h, os cavaleiros e suas montarias competirão em cinco categorias, valendo premiações de até R$ 2.500,00. No total, serão R$ 20 mil em prêmios para os três primeiros colocados em cada categoria.

O prefeito de Água Branca, Júnior Ribeiro, frisa que o evento promete agitar a cidade e região durante o mês de agosto. “É com grande satisfação que anunciamos os Festejos de 2023, que prometem ser a maior festa já realizada na história de Água Branca. Estamos preparando uma programação especial, repleta de atividades para toda a família, que vai unir tradição e diversão. Contamos com a presença de todos os aguabranquenses para prestigiarem esse momento único em nossa cidade”, declara o prefeito.

No domingo (6), a Alvorada marcará o despertar da cidade ao som de cânticos e fogos de artifício. O ponto de encontro será a Igreja Matriz, às 5h, onde fiéis e devotos participarão da cerimônia religiosa em homenagem à padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

O dia 13 de agosto (domingo) será marcado pela Benção dos Vaqueiros, uma homenagem emocionante aos homens e mulheres do campo que trabalham com o gado e preservam as tradições nordestinas. A benção terá início às 7h, também na Igreja Matriz.

Em seguida, acontece a Grande Cavalgada, que sairá da Praça da Igreja Matriz às 9h e seguirá um em trajeto até o encerramento na Arena Mangal. Ao final do percurso, os participantes contarão com a presença especial das atrações musicais Iguinho e Lulinha, da dupla Meninos de Barão, Marcos Silva e Forró Bandido e atrações locais. Na Arena Mangal, ainda serão realizados sorteios de prêmios.

A religiosidade continua no dia 14 de agosto (segunda-feira) com a Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, às 19h, na Igreja Matriz.

A secretária municipal de Cultura, Camila Alencar, afirma que a realização dos Festejos de 2023 reforça o compromisso que a gestão municipal tem com a promoção da cultura. “Em meio à expectativa e emoção que envolvem os Festejos de Água Branca 2023, a Secretaria Municipal de Cultura se enche de orgulho em fazer parte dessa celebração tão significativa para nossa cidade. Nosso compromisso é preservar e promover a cultura local, honrando nossas raízes e tradições”, diz a secretária.

O ponto alto dos Festejos de Água Branca será no dia 15 de agosto (terça-feira) com a emocionante Procissão em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A partir das 17h, os fiéis seguirão em caminhada pelas ruas da cidade, demonstrando sua devoção e fé à padroeira.

O Show de Encerramento, que promete agitar a Arena Oca Bar, acontecerá no mesmo dia, às 22h, com as apresentações imperdíveis de Nattanzinho, Henry Freitas, Victor Meira e atrações locais. Será uma noite de música, dança e muita alegria, fazendo a conclusão dos maiores festejos da história da cidade.