Ícone do site Prefeitura Municipal de Água Branca – PI

Palestra sobre o Microempreendedor Individual

A Prefeitura Municipal através da Sala do Empreendedor (Parceria SEBRAE), promoveu uma palestra ontem (04-02-2013) no Auditório O Dioguinho, que teve como palestrante o contador e vereador Gildázio Alexandrino (Bibiu), falando sobre o Microempreendedor Individual – MEI. Gildázio explicou passo a passo o processo de formalização, disse que o interessado deve estar ciente da viabilidade do exercício de sua atividade no local escolhido e também devem conhecer outras obrigações a serem cumpridas, que são importantes, como as sanitárias, por exemplo. Para isso, o SEBRAE, os escritórios de contabilidade optantes pelo Simples e as prefeituras podem ajudá-lo. Em seguida fez uma rodada  de perguntas mais frequentes e respostas, como exemplo: O que é Microempreendedor Individual – MEI é o empresário individual a que se refere o art. 966 do Código Civil, que tenha auferido receita bruta, no ano calendário anterior, de até R$ 60.000,00. Seja optante pelo sistema Simples Nacional, que tenha um empregado, que receba no máximo um salário mínimo ou o salário piso da categoria profissional, não possua mais de um estabelecimento nem participe de outra empresa como titular, sócio ou administrador.

Gildázio Alexandrino - Palestrante

Outro que fez uso da palavra foi o Gerente da Caixa Econômica em Água Branca Edilberto Aquino, onde falou sobre linhas de crédito para microempreendedores, o que é necessário para a captação de crédito.

Edilberto Aquino - Caixa Econômica

O Prefeito Municipal Jonas Moura de Araújo, falou da importância de se buscar a formalidade, pois hoje, os processos de compra e venda, necessitam de um CNPJ, e deu como exemplo quem negocia com órgão público, que só é possível se existir um fornecedor formalizado. Disse estar apoiando através da Sala do Empreendedor (parceria SEBRAE) os pequenos comerciantes ou donos de negócio a se formalizarem, para que possam obter vantagens e facilidade para as suas negociações. Além de cursos de capacitação que a Sala promove constantemente.

Jonas Moura de Araújo - Prefeito Municipal

A Agente de Desenvolvimento Sílvia Sousa e o contador Gildázio Alexandrino, obervaram  a grande procura por informações sobre o MEI, daí iniciativa de promover um evento informativo, onde o público alvo foi o microempreendedor.

Sair da versão mobile