Ícone do site Prefeitura Municipal de Água Branca – PI

Saúde de Água Branca realiza ações em prol da Saúde Mental

Como forma de incentivar a participação da comunidade para contribuir com a melhoria do acesso aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, a Prefeitura de Água Branca, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando matriciamento em Saúde Mental na Estratégia de Saúde na Família (ESF). As atividades foram realizadas na tarde dessa quarta-feira (26).

Segundo definição do Ministério da Saúde, matriciamento “é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica”.

De acordo com a assistente social e educadora física do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Joelma Brito, a ação é preconizada pelo Ministério da Saúde e vai muito além do que apenas a distribuição de medicamentos.

“O apoio matricial garante à ESF metas desafiadoras de fortalecer o vínculo entre população e profissionais e garantir aos usuários dos serviços de saúde mental a promoção e a manutenção de saúde através de metodologias inovadoras que garantem momentos de recreação e ao mesmo tempo de responsabilidade para com a garantia da saúde mental da população aguabranquense”, explica Joelma.

Sair da versão mobile