27 de fevereiro de 2024
Av. João Ferreira, 555 – Centro
Saúde

Prefeitura de Água Branca cria o Comitê Municipal de Enfrentamento da Transmissão Vertical da Sífilis e HIV

A Prefeitura de Água Branca, através da Secretaria Municipal de Saúde, criou, nesta segunda-feira (12), o Comitê Municipal de Enfrentamento da Transmissão Vertical da Sífilis e HIV.

O Comitê tem o objetivo de avaliar os indicadores de saúde relacionados à prevenção dessas doenças, construir o Plano Municipal de Enfrentamento da Sífilis e HIV, através da coordenação e articulação entre diferentes instituições e setores.Também busca implementar as ações organizadas do plano, visando reduzir a incidência e prevalência da sífilis e HIV, melhorando o acesso aos serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento.

“É uma iniciativa de extrema importância para a nossa cidade. O nosso objetivo é claro: reduzir a incidência e prevalência da sífilis e do HIV em nosso município. Para alcançar esse objetivo, iremos implementar as ações organizadas através do comitê em nosso plano de ação, com foco em melhorar o acesso aos serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento. A saúde de nosso povo é prioridade da nossa gestão. Juntos, iremos garantir uma saúde de qualidade, com acesso igualitário aos serviços de saúde”, afirma o prefeito Júnior Ribeiro.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Amilton Feitosa, o Plano Municipal de Enfrentamento entrará em vigor após ser aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde. Ele explica que o Plano surgiu da necessidade do fortalecimento das estratégias de prevenção e controle das doenças, considerando os dados epidemiológicos municipais, estaduais e nacionais, além dos encaminhamentos estabelecidos no I Seminário de Mobilização para Certificação da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis, realizado no dia 2 de junho na Associação Piauiense de Municípios (APPM), em Teresina.

O Comitê Municipal será presidido pelo Secretário Municipal de Saúde e será modificado anualmente. Já as ações do Plano Municipal serão monitoradas e avaliadas nos quadrimestres, através dos indicadores propostos e do Previne Brasil.

Confira a composição do Comitê Municipal de Enfrentamento da Transmissão Vertical da Sífilis e HIV de Água Branca:

Amilton Feitosa – secretário municipal de Saúde
Deivid Leal – coordenador de Atenção Básica
Carlos André Soares – coordenador de Vigilância em Saúde
Carla Alencar – coordenadora de Vigilância Epidemiológica
Elqui do Nascimento Sousa – enfermeira do Hospital Municipal Senador Dirceu Mendes Arcoverde
Luiz Fernando Teixeira – biomédico do Hospital Municipal Senador Dirceu Mendes Arcoverde
Daniel Gomes – coordenador de Assistência Farmacêutica
Francisco Neto – secretário municipal de Assistência Social