11 de outubro de 2024
Av. João Ferreira, 555 – Centro
Saúde

Prefeitos do Piauí aprovam cofinanciamento da saúde

O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realizou na manhã desta terça-feira, 12, no auditório da Associação Piauiense de Prefeitos (APPM) a solenidade de assinatura dos Termos de Adesão referente ao Programa Estadual do Cofinanciamento da Saúde.

Com a presença do Governador do Estado, Wilson Martins, do secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, do presidente da APPM, Arinaldo Leal e centenas de prefeitos, foram assinados documentos que formalizam o repasse de recursos do Estado direto aos Municípios.

Os repasses atendem a uma demanda histórica para a evolução dos serviços da Atenção Básica nos municípios e vão auxiliar no atendimento à população, especialmente nos hospitais municipalizados. Wilson Martins garante que aquela prefeitura que mostrar interesse em trabalhar em parceria com o governo Estadual, os recursos, estarão disponíveis, no máximo até o final deste mês.

Os repasses devem ser aplicados nas áreas da Atenção Básica, Assistência Farmacêutica, Centro de Especialidade Odontológica, Laboratório Regional de Prótese Dentária e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).De acordo com o Superintendente de Assistência a Saúde da Sesapi, Pedro Leopoldino, neste primeiro momento, o governo atenderá a Atenção Básica e até o final deste semestre será a vez da Media complexidade. “A idéia é que cada município possa resolver os atendimentos sem precisar mandar paciente para Teresina. Estamos elaborando um planejamento que, além desse cofinanciamneto, a Sesapi irá amenizar a falta de médicos no interior, atendendo assim necessidades da média complexidade.”, explicou.

O Prefeito Municipal Jonas Moura, participou da solenidade com a Secretária Municipal de Saúde, Margareth Pimentel, e falou que para o bom funcionamento da saúde pública, a integração com o governo do estado é fundamental, disse ainda que Água Branca já oferece bom atendimento na Atenção Básica, e que com esses repasses será possível melhorar ainda mais o atendimento a população.