19 de abril de 2024

Água Branca: Alunos da rede municipal de ensino participam de lançamento de foguetes

Alunos da rede municipal de ensino de Água Branca estão participando de atividades práticas com vistas a etapa final da 12ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Água Branca, consiste na confecção e lançamento de foguetes. Participam estudantes do nível 1 (1º ao 3º ano), nível 2 (4º e 5º ano) e Nível 3 (6º ao 9º ano).

Na última terça-feira (15), alunos de 6º ao 9º ano das escolas municipais Adelaide Rosa, Joaquim Calado e Maria do Carmo Ennes Fonseca realizaram o lançamento de Foguetes da MOBFOG Nível 3 no Estádio Municipal Luzião. A secretária municipal de Educação, Cleidimar Tavares, acompanhou a ação. “Vamos continuar apoiando e incentivando todas as ações que visam à aprendizagem dos nossos alunos, uma vez que ele o nosso foco principal. Esta ação visa a Mostra Brasileira de Foguetes, que integra a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, prova em que nossos alunos têm excelentes resultados, e, desse modo, estamos incentivando os estudantes a continuar participando desse evento”, diz.

Os lançamentos dos foguetes níveis 1 e 2 estão acontecendo nas sedes das Escolas inscritas sobre a supervisão da Equipe Gestora e professores representantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)

A MOBFOG é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. Ela tem por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas as atividades aeroespaciais.

Na edição do ano de 2017 da MOBFOG, os alunos aguabranquenses conquistaram o primeiro lugar geral no quadro de medalhas entre os municípios piauienses. No total, Água Branca conquistou 145 medalhas, sendo 15 de ouro, 22 de prata e 108 de bronze. Participaram alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.