O Conselho tem por função propor e aprovar, a partir das decisões tomadas nas conferências, as diretrizes gerais do Plano de Cultura e acompanhar sua execução; apreciar e aprovar as diretrizes gerais do Sistema de Financiamento à Cultura e acompanhar o funcionamento dos seus instrumentos, em especial o Fundo de Cultura; e fiscalizar a aplicação dos recursos recebidos decorrentes das transferências federativas.
Camila Alencar, secretária municipal de Cultura, pontua que os órgãos trabalharão em parceria. “Nós vamos caminhar juntos para fortalecer nossa cultura e atender as demandas da comunidade”.
Giordano Júnior destaca a missão e compromisso da entidade. “Nós queremos integrar os anseios da sociedade civil com os do poder Executivo e, assim, acompanhar e apoiar as ações e projetos de valorização da cultura”, ressalta.
Estiveram presentes na reunião representantes de entidades, órgãos municipais e da sociedade civil como: Abimael Francisco e Leonardo Frota, representando a Igreja Católica; Markonny Moura, representando a Secretaria da Juventude; Giordano Júnior e Elisabete Soares, representando a ABAC; Cristiana Bezerra e Rauanny Sousa, representando a Secretaria Municipal de Educação; Edilson Gonçalves e Lucilene Rodrigues, representando a Associação de Moradores da Comunidade São Judas Tadeu; e Camila Alencar, secretária de Cultura.