19 de abril de 2024

Água Branca inicia elaboração da Programação Anual de Saúde

Os coordenadores de Saúde da Prefeitura de Água Branca realizaram, nessa quinta-feira (26), na sede da Secretaria Municipal de Saúde, reunião para elaborar a Programação Anual de Saúde. Basicamente, a programação serve como instrumento balizador para as ações a serem aplicadas no Plano Municipal de Saúde, que tem validade de quatro anos.

O secretário municipal de Saúde, Amilton Feitosa, explica que a Programação é um dos instrumentos de gestão exigidos por lei, cuja principal finalidade é servir de guia para as ações de saúde a serem implantadas, desenvolvidas e executadas pela Prefeitura.

“Esta ação visa garantir, por meio de planejamento setorial, a qualidade dos serviços ofertados à população. Nossa equipe está elaborando as metas e indicadores do Pacto pela Saúde 2017. Queremos melhorar ainda mais a saúde de Água Branca, ampliando os atendimentos, com mais organização, reduzindo o tempo de resposta às necessidades do paciente e aumentando a resolubilidade dos serviços prestados”, explica o secretário de Saúde, Amilton Feitosa da Silva.

1De acordo com a Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012, que diz respeito à criação da Programação Anual de Saúde, todos os municípios deverão encaminhar o Plano ao Conselho Municipal de Saúde. “O prefeito Jonas Moura solicitou empenho da nossa equipe, para que a cidade de Água Branca continue oferecendo uma saúde pública comprometida com nossa população”, destaca o secretário Amilton.

A Programação Anual de Saúde serve como referência para construção do Relatório Anual de Gestão e auxiliar num planejamento eficaz para o município. O Plano visa à utilização dos recursos disponíveis, evitando desperdícios, buscando alcançar os melhores resultados possíveis através das ações pré-estabelecidas na área da saúde.