21 de maio de 2024
Av. João Ferreira, 555 – Centro
Desenvolvimento Econômico

Água Branca participa de Intercâmbio para criação de Bancos Comunitários

Buscando o fortalecimento da economia solidária, o Conselho de Desenvolvimento Territorial (CDTS) da Região Entre Rios realizou, na última sexta-feira (26), um intercâmbio com o Banco dos Cocais. O objetivo é incentivar as lideranças de cada município na criação de bancos comunitários nas 31 cidades que constituem o território. A ação aconteceu na cidade de São João do Arraial.

O encontro reuniu representantes de 11 municípios, sendo nove do Território Entre Rios e dois do Território dos Cocais. O município de Água Branca esteve representado pela agente de Desenvolvimento Silvia Sousa.

 

Será elaborado um Plano de Trabalho para execução das ações que irão viabilizar a implantação dos BCD’s em municípios do Entre Rios, seguindo um cronograma de atividades envolvendo os municípios, a Secretaria de Estado do Planejamento e demais Setoriais do Governo do Estado.

“O Piauí já possui exemplos exitosos com Bancos Comunitários, como é o caso dos municípios de São João do Arraial, Porto, Pedro II e Esperantina e nós queremos aplicar esse modelo em Água Branca. A intenção é manter o recurso dentro do próprio município, contornando as dificuldades quanto a obtenção de crédito, a redução no número de agências bancárias dos grandes bancos nacionais e fomentar o desenvolvimento do microcrédito e do desenvolvimento da cadeia produtiva local”, explica Silvia Sousa.