18 de maio de 2024
Av. João Ferreira, 555 – Centro
Geral

Assistência Social de Água Branca realiza reunião com pais de crianças do SCFV

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Água Branca realizou a primeira reunião com os pais e responsáveis das crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no ano de 2018. O serviço oferece atividades de dança, capoeira, capoterapia, orientação psicossocial e este ano traz como novidades as aulas de jiu-jitsu, box e natação.

De acordo com a secretária de Assistência Social e Cidadania, Danielly Sousa, a reunião teve como objetivo explicar como funciona o SCFV, bem como apresentar as atividades ofertadas pelo serviço.

“O contato com as famílias é muito importante para o sucesso das ações realizadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos junto às crianças e aos jovens. Explicamos para os pais e responsáveis como é feito o trabalho durante as atividades, a divisão por faixas de idade e os horários disponíveis para cada grupo”, explica Danielle Sousa.

Durante o encontro, a secretária informou que este ano o serviço vai abrir atividades para um novo grupo de beneficiados. “Agora vamos ter uma turminha baby que funcionará no turno da tarde, com uma equipe capacitada, e de compromisso com nosso público e vai atender crianças entre 3 e 6 anos”, diz.

 

O SCFV

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) trata-se de um Serviço de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), de caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e do desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de vulnerabilidade social e promovendo o senso cidadão dos participantes.

O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva, através de atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.