18 de maio de 2024
Av. João Ferreira, 555 – Centro
Geral

Beneficiários do Bolsa Família têm até sábado (20) para realizar o acompanhamento das condicionalidades de Saúde

Os beneficiários do Programa Bolsa Família em Água Branca têm até o próximo sábado (20) para procurar as Unidades Básicas de Saúde do município e fazer o acompanhamento das condicionalidades de saúde. O acompanhamento é obrigatório e realizado duas vezes no ano.

O acompanhamento é uma das exigências do Programa Bolsa Família para garantir a manutenção do benefício. Ele é realizado uma vez a cada semestre e durante o atendimento são realizados o acompanhamento de pré-natal, crescimento e desenvolvimento das crianças preconizados pelo Ministério da Saúde e calendário de vacinação.

As crianças menores de sete anos, gestantes e demais mulheres entre 14 e 44 anos, inscritas no programa, devem procurar a UBS mais próxima levando o cartão Bolsa Família, cadernetas de vacina e da gestante, se for o caso. 

O secretário municipal de Saúde de Água Branca, Amilton Feitosa, destaca a importância de realizar o acompanhamento. “Apenas com o acompanhamento e o cumprimento das condicionalidades em saúde nós podemos garantir que as pessoas inscritas no programa continuem a receber o benefício. Quando uma condicionalidade é descumprida, existem consequências para o beneficiário, que podem ser advertências, cancelamento, suspensão ou bloqueio dos benefícios”, alerta Amilton Feitosa.