29 de março de 2024

Começa o mutirão de enfrentamento à Dengue

A Prefeitura Municipal de Água Branca, através da Secretaria Municipal de Saúde, começou nesta segunda feira (16), mutirão para combater a dengue no município, onde irá avançar por todo território do município.

Nos últimos anos, o trabalho integrado das equipes tem assegurado o planejamento conjunto e a realização dos indicadores pactuados, sendo que em 2013 já foram realizados 06 (seis) ciclos, cujo índice de infestação variou de 7,4 no 2° ciclo para 0,2 no 6° ciclo.

Nesse contexto, pautado na variação dos índices de infestação e indicadores epidemiológicos associados ao período chuvoso, o município implantou o Projeto “ÁGUA BRANCA LIVRE DA DENGUE”, que tem o objetivo de reduzir a incidência dos casos da doença no Município. Todo planejamento e atividades realizadas do projeto, foram desenvolvidas pelos trabalhadores da Estratégia Saúde da Família com o apoio da Gestão Municipal

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

• Realização de mutirões de limpeza nos bairros, através dos territórios das equipes da Estratégia Saúde da Família – ESF.
  • Atividades educativas com distribuição de folders e informações sobre o projeto.
  • Utilização de cheque-list  para realizar a inspeção das condições dos imóveis.
  • Fixação do selo de classificação de risco conforme as condições apresentadas pelo imóveis quanto a presença ou não de criadouros ou focos do mosquito da dengue.
  • Monitoramento contínuo das condições dos imóveis que apresentaram criadouros ou focos do mosquito da dengue.