22 de junho de 2024
Av. João Ferreira, 555 – Centro
Geral

Encontro estadual aborda atenção e cuidado à criança na primeira infância

A secretária de assistência social do município de Água Branca, Danielly Lima, participa do Encontro Estadual da Primeira Infância, que acontece entre os dias 15 e 17 de maio, em Teresina, com palestras e oficinas referente ao programa “Criança Feliz”.

Lançado em 2016, o Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal que busca ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

“O programa tem dado bons resultados em Água Branca e traçar as novas metas nos ajudará a manter os bons resultados. Atingimos todas as metas e conseguimos a extensão de recursos e, durante o evento, apresentamos as experiências exitosas aos demais municípios. A equipe da Assistência Social realiza este acompanhamento e as famílias têm sido visitadas e orientadas nas ações para com a primeira infância’, comenta Danielly Lima, secretária municipal de Assistência Social.

São públicos prioritários do Programa Criança Feliz: gestantes, crianças de até três anos beneficiárias do Programa Bolsa Família e suas famílias; crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias; crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no art. 101 da Lei nº 8.609, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.