18 de abril de 2024

Hospital de Água Branca oferece capacitação sobre segurança do paciente

A Prefeitura de Água Branca, por meio da direção do Hospital Municipal Dirceu Mendes Arcoverde, realizou a 2ª Oficina do Núcleo de Segurança do Paciente. A capacitação, que aconteceu na última quarta-feira (07), foi aberta a todos os funcionários do hospital e abordou o Novo Protocolo de Lesão por Pressão.

As normas foram elaboradas pela coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, a fisioterapeuta Eleale Leal, em parceria com o Grupo de Educação Permanente, coordenador pelo assistente social Edésio Soares. O protocolo tem como objetivo prevenir a ocorrência de lesões por pressão nos pacientes internados no Hospital Municipal Dirceu Mendes Arcoverde.

Eleale Leal explica que o protocolo foi implantado considerando normas da Organização Mundial da Saúde. “A OMS, por meio da Aliança Mundial para Segurança do Paciente, dispõe de metas e estratégias para a melhoria da assistência ao paciente, baseada na prevenção de danos, visto que uma das consequências mais comuns resultantes da longa permanência em hospitais é o aparecimento de lesões por pressão”, explica.

As intervenções e estratégias que serão utilizadas no hospital são: avaliação de lesão por pressão na dimensão do paciente; reavaliação diária dos riscos de desenvolvimento de lesão por pressão de todos os paciente internados; inspeção diária da pele e mudança de decúbito a cada duas horas.