18 de maio de 2024
Av. João Ferreira, 555 – Centro
Geral

Município de Água Branca recebe equipe do Projeto Rondon

Equipe do Projeto Rondon está no município de Água Branca executando uma série de ações voltadas para a promoção social. O grupo, formado por 4 professores, 16 alunos e 1 sargento do Exército Brasileiro, chegou o município piauiense na última segunda-feira (21), quando foi recepcionado por representantes da Prefeitura de Água Branca, e permanecem na cidade até o dia 31 de janeiro.

O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, afirma que “é uma alegria receber os rondonistas em nossa cidade. Desde já, estamos muito gratos pelo trabalho que eles estão executando e dos resultados positivos dessas ações a curto, médio e longo prazo”.

 

A engenheira agrônoma, Lívia Mendonça, professora da Faculdade Finom (MG) e coordenadora da equipe, explica que “o projeto Rondon é uma parceria entre faculdades públicas e privadas e Ministério da Defesa, com assistência do Exército, Marinha e Aeronáutica, que visa a difusão do conhecimento adquirido no banco escolar e que esse conhecimento consiga chegar a população menos assistida, de uma forma simples, prática, clara e direta”.

Lívia Mendonça também explica quais as expectativas do grupo para o trabalho a ser realizado em Água Branca. “Nessas duas semanas de trabalho queremos deixar uma marca de esperança por dias melhores. Fazemos isso capacitando e motivando a população através de oficinas, conversas, uma palavra de apoio, um minuto de atenção àqueles problemas que, de um modo ou de outro, agora também são nossos. Nós esperamos responder às demandas da população e dos governantes e todo o carinho que o nosso grupo tem recebido e de algum modo deixar uma marca de melhora na vida dessa comunidade”, diz.

 

Tércio Andrade, coordenador da equipe do Centro Universitário Santo Agostinho (PI), afirma que o grupo vai “realizar ações sociais no meio da saúde, meio ambiente, direito, cidadania, educação, esporte, lazer, entre outros. O projeto Rondon tem esse objetivo de levar ações para as comunidades carentes”.