24 de abril de 2024

O Prefeito Jonas Moura faz um balanço positivo do seu primeiro ano a frente da Prefeitura de Água Branca, e vê boas perspectivas para 2014.

Para o Prefeito Jonas, foi um ano de muito aprendizado, onde diversas medidas e políticas administrativas foram adotadas, entre as quais destaca a reorganização das Secretaria de Finanças  e de Administração, principalmente no pagamento de pessoal, o qual está sendo pago em dias, e os fornecedores da prefeitura, também em dia com os pagamentos. A infra-estrutura do município também foi um dos destaques do ano, principalmente depois da aquisição de maquinários e veículos para o devido equipamento da frota, como moto-niveladora, retro escavadeira, carro pipa, trator com patrulha mecanizada, 03 veículos de apoio para a saúde, e uma nova ambulância totalmente equipada.

As conquistas e avanços em todas as áreas foram muitas, na Educação, escolas foram reformadas e equipadas com novos matérias, investimos na capacitação de pessoal e muitos dos nossos alunos foram premiados, destacando as olimpíadas de matemática e química. Na Saúde, além de reformas dos postos de saúde e contratação de mais profissionais, estamos preparando o hospital municipal para ser porta de entrada da Rede de Urgência e Emergência – RUE, onde cerca de 8 milhões de reais serão investidos.

No Social, muitas foram as ações destacando o investimento em parcerias para profissionalização dos aguabranquenses, principalmente pelos cursos do PRONATEC, onde mais de 500 vagas foram preenchidas em diversos cursos, com mais cursos previstos para 2014.

Para Secretaria Municipal de Obras, além de responsável pela execução de várias obras no município, foi um ano intenso, principalmente na limpeza pública, com um calendário definido e em execução, onde vários logradouros públicos passaram por uma grande limpeza. Estradas na zona rural recuperadas e com manutenção constante, além de iluminação em alguns povoados.

Os nossos micro e pequenos empreendedores também tiveram o nosso apoio, em 2013, onde batemos recorde de formalizações de microempresas, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, onde conquistamos o certificado de Prefeito Empreendedor, pelo SEBRAE.

Melhoramos o nosso Trânsito, através da reestruturação da Secretaria Municipal de Transportes. A Secretaria de Agricultura também foi essencial na vida dos nossos produtores rurais, dando-lhe apoio técnico e com maquinários.

O Meio Ambiente também teve um papel muito importante, sendo uma das poucas cidades a expedir Lincença Ambiental, e está trabalhando intensamente do planejamento da orla do açude municipal.

No Esporte,  alcançamos um dos seus melhores momentos na história do município, onde em 2013 foi realizado um dos melhores campeonatos municipais, com a reorganização total do evento, e está implantando o Programa Viver Saudável para 2014. A nossa Cultura foi contemplada com vários eventos, através da recém criada Secretaria Municipal de Cultura, com destaque para as festas tradicionais do município, como a Cavalgada, Festejos e a Semana Cultural, ambos muito elogiados pela população, devido a sua organização.