21 de junho de 2024
Av. João Ferreira, 555 – Centro
Geral

Prefeito de Água Branca vai a Brasília para mobilização contra a crise financeira dos municípios

Na manhã desta quarta-feira (22), milhares de prefeitos de cidades de todo o país estão na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, fazendo uma mobilização por mais recursos para os municípios. Mais de cem prefeitos piauienses integram a passeata, que segue em direção ao Palácio do Planalto. A atividade faz parte Movimento Municipalista, realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

De acordo com o prefeito de Água Branca, Jonas Moura, que participa das atividades em Brasília, a principal reivindicação dos gestores é a liberação de crédito no valor de R$ 4 bilhões. “Essa pauta é de grande importância para os municípios. Essa verba é fundamental para que a gente consiga fechar as contas de 2017 e enfrentar os efeitos da crise. Também vamos tratar de outros assuntos de interesse dos municípios”, diz.

Jonas Moura, que é vice-presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), afirma que a mobilização realizada na manhã de hoje é uma demonstração do interesse dos prefeitos driblar as dificuldades financeiras. “Hoje temos mais de mil prefeitos de todo o Brasil em Brasília. Fizemos este movimento na praça da Esplanada dos Ministérios, um ato novo para os prefeitos, que ainda não haviam feito uma passeata como esta. Se nós queremos algo diferente, precisamos seguir caminhos diferente e hoje os prefeitos do Brasil deram uma demonstração muito forte de que querem vencer e que precisam da ajuda do poder central”, finaliza.

O presidente Michel Temer deve receber uma comissão da CNM para tratar sobre a liberação do novo Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), no valor de R$ 4 bilhões.