26 de março de 2024

Prefeito Jonas Moura destaca avanço nas metas da Saúde de Água Branca

O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, acompanhado de comitiva com vereadores e secretários, visitou, nesta terça-feira (05), as sete Unidades Básicas de Saúde do município, que acabam de passar por reforma para se enquadrar às regras do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

Estiveram presentes na visita o vice-prefeito Raimundo Nen, os vereadores Antônio Valter, Dirceu Nóbrega e Ivon Lendl; Miguel Osmarino, representante da Secretaria de Obras; os secretários de Saúde, Administração e Comunicação, Amilton Feitosa, Antônio Romano e Juca Cavalcante Neto, respectivamente.

As visitas tiveram início às 7h30, começando pela UBS Luce-Leide Vilarinho, passando pelas UBS Chico Raimundo, Otaciana Maria do Nascimento, Antônio Cornélio de Siqueira, Mãe Raimunda, Maria Filismina e terminando na UBS da Francelino Barbosa Lopes.

O trabalho de reforma das UBS foi realizado com recursos próprios do município, com investimento em torno de R$ 70 mil, e teve como objetivo melhorar a estrutura dos prédios. Além da reforma, também foram repostos os equipamentos permanentes das UBS, material que foi adquirido via emenda parlamentar dos deputados federais Fábio Abreu e Iracema Portella.

Além de acompanhar a conclusão das obras, a visita teve como objetivo fiscalizar o trabalho realizado na Saúde do município, agradecer aos profissionais que se dedicam pela melhoria da Saúde em Água Branca, e compartilhar com a equipe as metas da área que foram conquistadas.

“Essa reforma representa um importante passo na melhoria dos serviços de saúde oferecidos em nossa cidade. É importante destacar que estamos investindo cada vez mais na descentralização do atendimento, o que desafoga o Hospital Municipal Dirceu Arcoverde e garante um melhor serviço em todos as unidades, serviço esse que é realizado de forma muito positiva pelos nossos profissionais, a quem eu agradeço enormemente”, diz o prefeito Jonas Moura.

O gestor afirma que a visita foi essencial para compartilhar com a equipe a melhorias nos serviços de Saúde do município. “A participação de todos nesse momento foi muito importante, visto que estamos vendo de perto todos as melhorias destinadas às nossas UBS. Muito obrigado a todos que acompanharam a visita, aos nossos vereadores que atenderam nosso convite e foram ver de perto como estamos tratando a Saúde de nossa cidade, aos nossos secretários, a cada servidor que busca dá o seu melhor no atendimento diário às pessoas nas UBS e a todos que fazem a administração de Água Branca, que se empenham diariamente pelo desenvolvimento de nossa cidade”, ressalta.

Jonas Moura também agradeceu ao secretário de Saúde, Amilton Feitosa. “Não poderia deixar de citar o nosso secretário Amilton Feitosa, que vem realizando um excelente trabalho à frente da Saúde de Água Branca e que já conquistou muitas melhorias nos serviços oferecidos”, diz.

O prefeito ainda voltou a agradecer as parcerias firmadas com parlamentares que garantem o desenvolvimento do município em diversas áreas. “Aproveito, mais uma vez, para agradecer ao senador Ciro Nogueira, que disponibilizou R$ 170 mil; deputada federal Iracema Portella, que repassou R$ 235 mil; deputado federal Júlio César, que repassou R$ 600 mil, e deputado federal Fábio Abreu, que destinou R$ 100 mil em emendas para investimentos em nosso município e garantem o crescimento de Água Branca”, afirma.

Água Branca Livre da Dengue

Ainda durante as visitas, o prefeito Jonas Moura também destacou que foi procurado por equipes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) para tratar sobre o Programa Água Branca Livre da Dengue. “Representantes da Sesapi entraram em contato com a gente na manhã de hoje (5) para pedir informação sobre o nosso projeto de combate ao mosquito da Dengue, que já é referência nacional e agora deverá servir como base para um programa do Governo do Estado e isso nos deixa muito orgulhosos”, finaliza o gestor.