4 de maio de 2024
Meio Ambiente

Prefeitura de Água Branca e SEMARH realizam o fechamento do lixão municipal nesta sexta-feira (7)

Na próxima sexta-feira (7), acontece a solenidade de fechamento do lixão municipal em Água Branca. A medida faz parte do Programa Zero Lixões, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH-PI), e obedece ao prazo estabelecido em lei para encerramento de todos os lixões do Brasil.

Além da SEMARH-PI, a ação tem apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Água Branca, Prefeitura e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).

“O fechamento do lixão foi uma medida importante e que coloca Água Branca no caminho da sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Esses locais foram uma preocupação de todos os municípios por anos devido aos problemas que podem gerar para a comunidade, como poluição do solo, da água e do ar, além da propagação de doenças e a degradação visual”, declara a secretária municipal de Meio Ambiente, Érika Rego.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Daniel Oliveira, afirma que a iniciativa é fruto de um trabalho continuado que já vem desde o ano passado e representa um marco histórico no estado.

“A partir dessa ação nós vamos avançar com uma política de destinação adequada de resíduos sólidos em que culmine com o encerramento de todos os lixões do Piauí”, completou.

Como ação continuada do encerramento do lixão no município, ainda será realizado o lançamento da Central Ecológica de Tratamento de Resíduos Sólidos do Médio Parnaíba em Água Branca, garantindo a destinação mais adequada e ecológica do lixo. O empreendimento é resultado de uma Parceria Público-Privada e beneficiará consideravelmente a população e o meio ambiente.

A terceira e última atividade da programação será mais um trabalho de peixamento no Açude Sanathyel Vaz, operação que tem por fim o povoamento, o repovoamento e a estocagem de alevinos no açude.