17 de maio de 2024
Av. João Ferreira, 555 – Centro
Saúde

Prefeitura de Água Branca realiza mutirão contra a dengue nesta quinta (9)

A Prefeitura de Água Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar, nesta quinta-feira (9), a partir das 7h30, um mutirão de combate à dengue, no bairro Mangueirão. O objetivo é conscientizar a população sobre os perigos da doença e fazer com que todos ajudem no combate ao mosquito transmissor.

O prefeito Junior Ribeiro explica que a ação faz parte das estratégias da gestão municipal para a eliminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. “Nossos agentes de saúde estarão devidamente identificados e, durante a vistoria, os possíveis criadouros serão eliminados. A população ainda será orientada sobre os cuidados para manter os ambientes livres de focos do mosquito Aedes e poderá tirar dúvidas”, diz.

Em Água Branca, a lei municipal n° 0527/2015 institui o programa Água Branca Livre da Dengue. Este programa funciona da seguinte forma: equipes da atenção básica visitam as residências e avaliam as condições para a proliferação do mosquito. A partir disso, cada casa recebe um selo: verde é para as casas sem lugares para procriação do mosquito; o amarelo é sinal de alerta para possíveis criatórios; e o vermelho para locais em que foram encontradas larvas do mosquito da dengue.

“Água Branca tem sido modelo no combate ao mosquito transmissor da dengue e esses mutirões são fundamentais para que continuemos nesse caminho, com poucos registros de casos da doença. E a ajuda da população é fundamental”, finaliza o prefeito Junior Ribeiro.