17 de junho de 2024
Av. João Ferreira, 555 – Centro
Sala do Empreendedor

Sala do Empreendedor, pequenos empreendedores saindo da informalidade.

Nos últimos anos, nota-se um significativo avanço na desburocratização e simplificação de procedimentos de abertura de empresas no Brasil. Mesmo organismos internacionais classificando o país como um dos mais burocráticos e onerosos no mundo, a instituição da Lei Geral tem contribuído para a redução de prazos, procedimentos e custos da abertura e alterações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Tal avanço foi notado com mais intensidade a partir da instituição do Microempreendedor Individual que, de certa forma, induziu os órgãos públicos a repensarem procedimentos. No âmbito Federal, destaca-se a modernização a partir da adoção do Cadastro Sincronizado Nacional e da rede nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), esta última mais recente.

O município criou a SALA DO EMPREENDEDOR com o apoio do SEBRAE, e oferece ao empreendedor informações, orientações, capacitações e serviços que garantem a sustentabilidade dos empreendimentos. Aqui no município, já são 102 microempreendedores formalizados através da SALA DO EMPREENDEDOR, com isso pode-se destacar a importância que o Programa representa para a consolidação dos pequenos negócios. Como se sabe, o primeiro ano de atividade, é o mais crítico para uma pequena empresa e o apoio da prefeitura e dos parceiros no acompanhamento ao longo deste período, é fundamental para que as empresas não apenas iniciem suas atividades por meio da Sala do Empreendedor, mas que possam continuar sua atividade aumentando a taxa de sobrevivência das empresas no Município, e conseqüentemente, no estado e país. O objetivo básico da Sala do Empreendedor é a disponibilização de um espaço único de atendimento aos trabalhadores informais, candidatos a quaisquer empreendimentos,  proporcionando-lhes informação, orientação e serviços, de forma integrada, objetiva, simples e eficaz. “É o serviço público proativo, saindo da passividade e indo ao encontro da comunidade empreendedora do Município”.

O QUE É NECESSÁRIO PARA SE FORMALIZAR:

. RG, CPF, Título Eleitoral e Comprovante de Residência;

Para maiores informações, procurar a SALA DO EMPREENDER, localizada na Avenida João Ferreira, ao lado da Prefeitura Municipal.