21 de maio de 2024
Av. João Ferreira, 555 – Centro
Geral

Secretaria do Meio Ambiente alerta sobre os perigos das Queimadas

A Prefeitura Municipal de Água Branca, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, lançou campanha para orientar e alertar a população para o perigo e os danos causados pelas queimadas, onde um folder com orientações está sendo distribuído entre a população.

A prática das queimadas é muito utilizada até os dias de hoje, acarretando aos sistemas ecológicos e diversos tipos de agricultura resultados negativos.

Na agricultura, queimar é o sistema de mais baixo custo para limpar uma área, por isso é bastante utilizada. A mesma está sob a responsabilidade do grande e pequeno agricultor, mas como os pequenos agricultores estão em maior quantidade, decai sobre eles a maior parcela de culpa pelo maior número de focos de incêndio.

Ao queimar uma área agrícola os objetivos do agricultor são controlar as pragas, limpar áreas para plantio, renovar pastagens e facilitar na colheita. Ao mesmo tempo em que as queimadas facilitam a vida do agricultor, trazendo benefícios em curto prazo, elas também prejudicam a biodiversidade, a dinâmica dos ecossistemas, aumentam a erosão do solo, afeta a qualidade do ar e pode acarretar danos ao patrimônio público e privado (quando ocorrem queimadas próximas as rodovias, rede elétrica e entre limites de áreas agrícolas).