25 de abril de 2024

Secretário de Saúde de Água Branca participa de Conferência Nacional de Vigilância em Saúde

Acontece em Brasília a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS), com o objetivo de “Propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento de ações de Promoção e Proteção à saúde”. O evento teve início nesta terça-feira (27) e segue até o dia 2 de março.

O secretário municipal de Saúde de Água Branca, Amilton Feitosa, está participando do evento. Ele explica que a partir dos debates ocorridos na Conferência será elaborado um documento para adequar as ações de Vigilância em Saúde em nível nacional. “Água Branca está participando de um momento importante onde as vigilâncias ambiental, sanitária e epidemiológica integram-se para a construção de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde. Nesses quatro dias vamos consolidar as propostas vindas das conferências municipais e estaduais para a construção de um documento único e nacional”, diz.

De acordo com Amilton Feitosa, um dos pontos principais para a elaboração deste documento está no controle de doenças virais. “Um dos maiores desafios apresentados são os relacionados ao meio ambiente e controle de doenças acusadas por vírus, em especial as arboviroses como a dengue, chikungunya, zika e febre amarela”, finaliza.