8 de julho de 2024
Av. João Ferreira, 555 – Centro
Geral

Sesapi apresenta Rede de Urgência no Território Entre Rios em Água Branca

Nesta quarta feira (18-12) a Prefeitura Municipal de Água Branca, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu encontro com prefeitos e secretários de saúde dos municípios que fazem parte do Território Entre Rios, que refereciam os serviços do Hospital Municipal Senador Dirceu Mendes Arcoverde, onde o Dr. Telmo Mesquita, diretor da Divisão Hospitalar da SESAPI, fez apresentação de como funcionará a Rede de Urgência e Emergência (RUE), tendo Água Branca como porta de entrada da rede.

Segundo Telmo Mesquita, a urgência não se resolve com investimentos apenas em Teresina e em cidades polos. “É preciso investir e organizar as macrorregiões, por isso, temos o desafio de até o final de 2014, no máximo, expandirmos a Rede de Urgência e Emergência para todo o Estado, começando aqui pelo Hospital Senador Dirceu Mendes Arcoverde, em Água Branca”, afirmou

Para o prefeito do município, Jonas Moura, não é possível pensar na superação dos problemas do município sem a organização da urgência na região do Médio Parnaíba. “A proposta do Governo Estadual é fundamental para a organização da urgência e emergência em nosso interior, porém, nós, enquanto gestores municipais, temos o compromisso e a responsabilidade de junto aos nossos servidores difundir esta informação de forma responsável para que nossa população não se confunda, daí a importância de estarmos todos reunidos hoje nesta reunião”, destacou.

De forma breve e objetiva, a secretaria municipal de Saúde de Água Branca, Margareth Pimentel, garantiu a agilidade necessária para que o projeto da RUE possa vir a ser implantada o mais breve possível e garantir melhorias nos serviços para os pacientes de Água Branca e de toda a região. “Não é porque nossa cidade passará a ganhar recursos federais e estaduais que iremos nos acomodar. Agora é que a responsabilidade será dobrada e para isso já estudamos valores, reforma e capacitação de nossos profissionais a fim de garantir logo a instalação desta Rede”, garantiu.

Também fez o uso da palavra o Diretor do Hospital Municipal, Gerson Alexandrino, onde na presença dos prefeitos e secretários, pediu mais organização por parte municípios, no encaminhamento de pacientes ao hospital de Água Branca.